terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Relação Espiritual em Sentido Horizontal: Relacionamento entre Membros e Líderes

           O resumo dos mandamentos de Jesus Cristo é amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos. Os relacionamentos espirituais podem ser basicamente classificados em sentido vertical (Criatura e Criador) e horizontal (Criatura e Criatura). Mesmo nos relacionamentos horizontais em que a natureza é de igual para igual (ser humano e ser humano), existem as hierarquias estabelecidas pelo próprio Criador, como por exemplo: membros e pastores.
          Nos dias contemporâneos em que o respeito e a humildade estão escassos, há extrema necessidade de rever algumas normas de conduta, pois os valores humanos subverteram os princípios da submissão em amor ensinados por Jesus Cristo, para o princípio de direitos iguais, que apesar de ser aparentemente correto, causou uma enorme catástrofe organizacional e psicossocial.
Infelizmente é habitual ver um membro se rebelando contra um ungido do Senhor, por meios covardes, como a fofoca, que provocam a injúria, calúnia e a difamação.
          Se você já diagnosticou esta praga que infectou as nossas igrejas, não fique doente e nem desiludido, pois existe uma receita básica para a cura. Neste caso, vou relacionar apenas quatro ingredientes, que com certeza, sendo devidamente aplicados, transformarão o mal em bem.

1- Presunção da Verdade: Não é correto o membro partir do princípio de que a palavra de seu líder está errada, questionando-o imediatamente. Obviamente o líder é um ser humano passível de erros, porém, o questionamento ao líder está em segundo plano, ou seja, é uma exceção e não uma regra. Antes de tomar qualquer decisão, o membro deve ter total conhecimento e discernimento bíblico, para obter a certeza que a palavra realmente veio do Senhor.

2- Quebrando a Corrente do Mal: Mesmo se um líder cair em algum tipo de tentação, isso não é desculpa para os membros espalharem a notícia a qualquer pessoa que encontre. Ele também deve quebrar a corrente do mal, repreendendo quem está fazendo a função do diabo que é acusar.

3- Criando a Corrente do Bem: O membro sábio deve ajudar o seu líder a retornar sua conduta aos planos de Deus, para que a igreja seja vitoriosa.

4- Função do Membro: Existem funções que não são para todos. Um membro sábio não é somente aquele que faz o serviço diretamente, mas também é aquele que o faz indiretamente. Se ocorrer algum problema muito grave, em que você não tem intimidade suficiente para tratar do assunto diretamente com a pessoa, você pode muito bem saber quem é a pessoa correta para fazê-lo.

          Certamente Deus está falando com você agora. Aplique esses conselhos em seu cotidiano e observe as maravilhas que Deus fará.

Delaías Santos Raimundo