sexta-feira, 15 de maio de 2009

13 de Maio

ABOLIÇÃO DA ESCRAVIDÃO
Em 1885, foi aprovada a lei Saraiva - Cotegipe ou dos Sexagenários que beneficiava os negros de mais de 65 anos. Foi em 13 de maio de 1888, através da Lei Áurea, que liberdade total finalmente foi alcançada pelos negros no Brasil. Esta lei, assinada pela Princesa Isabel, abolia de vez a escravidão no Brasil.
Desde a colonização da costa africana, no século 15, os
Portugueses já haviam redescoberto o trabalho escravo que desaparecera da Europa na Idade Média, mas que continuava a existir nas sociedades existentes na África. Desse modo, os portugueses já haviam montado uma rede de comércio negreiro, utilizando-se de escravos negros nas plantações de cana-de-açúcar em suas ilhas do Atlântico. Nem da parte da coroa, nem da Igreja houve qualquer objeção quanto à escravidão do negro justificava-se a escravidão africana utilizando-se vários argumentos. Em primeiro lugar dizia-se que essa era uma instituição já existente na áfrica, de modo que os cativos apenas seriam transferidos para o mundo cristão, onde seriam civilizados. Além disso, o negro era efetivamente considerado um ser racialmente inferior, embora teorias supostamente cientificas para sustentar essa tese só viessem a ser levantadas no século 19.

Hoje há várias manifestações classes sociais que declaram que a escravidão ainda não acabou, alegam os baixos salários, falam de ocupação de cargos públicos somente por brancos, questionam falta de oportunidade nas universidades.Creio que temos razão,contudo temos o rei do futebol, na música uma multidão de valores levando cultura para o mundo todo, no STF temos com muita honra um Ministro. Ainda somos escravos? A princesa Izabel tirou as correntes do nosso pescoço e de nossos braços e de nossos pés, livrou-nos da vergonha que governos Igreja e classes dominantes permitiram, mas a pior escravidão está no coração do homem, são as correntes da soberba, do ódio, da amargura, da vingança, da inveja, do ciúme da ganância, agentes promotores da corrupção, da pobreza dos crimes de um país. A escravidão continua, pois nenhum homem pode nos libertar. Somente um Rei o Rei dos Reis e Senhor dos senhores Jesus Cristo. João 8:32 Se pois filho vos libertar verdadeiramente sereis livres.