quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Entrevista com o casal de Missionários Antônio Sérvulo e Adnair


CT – Conte-nos como foi sua decisão de se dedicar à obra missionária indígena.
Após minha conversão, envolvi-me com evangelismo na minha igreja na cidade de Coaraci- BA. Após ter conhecimento da existência dos povos indígenas, através de uma conferência missionaria feita pelo missionário Paulo Carrenho, pude ver claramente a situação em que viviam os povos indígenas afastados da possibilidade de ouvir o Evangelho; então Deus falou ao meu coração e eu senti a responsabilidade de ensinar o Evangelho a eles. (RM 15;20). Preparei-me nas escolas da MNTB e após o término do curso Deus me chamou para trabalhar com o povo Pataxó –BA. 

CT – Quais foram os maiores desafios que vocês encontraram ao chegar ao campo missionário?

Os maiores desafios que enfrentamos foram moradia, pouco sustento e o medo do desconhecido. 

CT - Quais foram os primeiros missionários da MNTB a chegar para alcançar os Pataxó?

Iniciando no ano de 1988, Hudson e Resa Taylor trabalharam um ano e oito meses na aldeia de Mata Medonha e em julho de 1990 eles foram para a aldeia Barra Velha. Antonio e Adnair chegaram para trabalhar na aldeia de Coroa Vermelha e em fevereiro de 1992. 

CT – Esta etnia só fala português; como é o aspecto cultural entre eles? Conservam suas tradições e crenças ou já estão completamente integrados à cultura brasileira? Apesar de ter contato com não indígena, ainda preservam alguns aspectos da sua cultura, como: Escola diferenciada, alguns alimentos, músicas, danças e crenças. 


CT – Quais as estratégias que a equipe está usando para tornar o Evangelho compreensível?

Temos usado o método de ensino bíblico cronológico com famílias, aplicando o conhecimento do que temos aprendido da cultura deste povo, do evangelismo ao discipulado edificando a Igreja. 

CT – Qual a situação da tribo em relação ao Evangelho?

É um povo receptivo ao Evangelho e a MNTB está atuando na aldeia de Coroa Vermelha e na aldeia de Barra Velha. Há mais catorze aldeias sem presença missionária, mas todas tem a possibilidade de ouvirem o Evangelho. Na aldeia de Barra Velha e na aldeia Coroa Vermelha tem igreja, sendo que em Coroa Vermelha a igreja tem liderança nativa. A igreja indígena de Coroa Vermelha está ensinando o Evangelho na aldeia de Imbiriba e na aldeia de Aroeira. 

CT – Quais são os alvos da equipe para 2012?

Continuar anunciando a Palavra de Deus.  Ter uma liderança madura espiritualmente levando a igreja crescer.  Plantar uma igreja na aldeia de Imbiriba e na aldeia de Aroeira. 

CT – Contem aos leitores algum aspecto cultural interessante.

Um dos aspetos culturais interessante do Pataxó está relacionado à alimentação: embora para muitos o marisco ouriço- do –mar, tenha uma aparência estranha, é um dos alimentos muito apreciado pelo povo; alguns levam farinha de puba e o comem nas pedras no mar, mesmo cru. Outros levam para casa para comer cozido ou assado. 

CT – Como os leitores da “Confins da Terra” podem contribuir com a equipe para desenvolver este ministério?

Que eles continuem orando por esse trabalho. E divulgando em suas igrejas.