sábado, 23 de janeiro de 2010

ECUMENISMO X DEUS

O que me despertou para o tema, foi um convite do bispo de Barretos, convidando-me para uma reunião ecumênica. Este convite me fez refletir em que a bíblia fala sobre o assunto, e em que os ecumênicos evangélicos baseiam suas propostas. Comecei a pensar que os ecumênicos evangélicos estão cuspindo na reforma e nos reformadores, que com um custo muito alto, tirou os verdadeiros cristãos de um cristianismo falso, que já não tinha mais nenhum compromisso com Cristo, vendendo salvação através de indulgências, negando a graça e a fé, suficientes para salvar, como Martinho Lutero descobriu na carta de Paulo aos Romanos.
O que os ecumenistas evangélicos farão com as heresias católicas, alegando que São Pedro é a Pedra, quando a bíblia em Atos 4:11, ensina que Jesus é a Pedra. Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina.
Efésios 2:20 / Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra de esquina.

A igreja católica ensina que o Papa é o cabeça da igreja, a bíblia diz que é Jesus.
I Cor. 11:3 / Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo o homem, e o homem a cabeça da mulher; e Deus a cabeça de Cristo.

Efésios 1:22 / E sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja.

Colossenses 1:18 / E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência.

A igreja católica diz que Maria é a medianeira entre Deus e o homem, a bíblia diz que Jesus é o único mediador:
I Timóteo 2:5 / Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem, A igreja católica ensina que a autoridade da igreja é o Papa, a igreja evangélica afirma que a bíblia é a autoridade.

Hebreus 4: 12-13
12 Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.
13 E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar.

A bíblia também nos afirma:
Amós 3:3 / Andarão dois juntos se não estiverem de acordo?

2 Corintios 6:14-18
14 Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?
15 E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel?
16 E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.
17 Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; E não toqueis nada imundo, E eu vos receberei;
18 E eu serei para vós Pai, E vós sereis para mim filhos e filhas, Diz o Senhor Todo-Poderoso.

Os ecumênicos citam João 17: 21 / Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.

Não é necessário ser um exegeta para entender que este texto da palavra de Deus não se refere à união de todas religiões desta terra. A unidade do Seu corpo é composta somente de pessoas convertidas em Cristo, que tiveram como prova do novo nascimento, uma transformação radical em suas vidas.

II Corintios 5:17 / Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.

A unidade que Jesus se refere, é união daqueles que não são do mundo.

João 17: 14-17
14 Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo.
15 Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal.
16 Não são do mundo, como eu do mundo não sou.
17 Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade.

Quem são aqueles que não são do mundo?
São aqueles que nasceram de novo, pelo poder da vida de Cristo, e que tem o seus nomes no livro da vida.
Apocalipse 20:11-14
11 E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles.
12 E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.
13 E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras.
14 E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte.
15 E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.

O ecumenismo para mim já nasceu morto.

É uma questão de natureza. A igreja tem a natureza de Deus, natureza do Reino de Deus, e não se une com quem não tem essa natureza. Aqueles que são de Cristo, já estão unidos em Cristo, e todos que crêem estão Nele.
O fundamento da união é o novo nascimento, pois o novo nascimento nos torna um só, um só batismo, uma só fé, um só amor.

Jrcostaribeiro

IGREJA BATISTA REVIVER EMBAIXADA DO REINO DE DEUS EM BARRETOS.